quarta-feira, 11 de junho de 2014

Maquete de Engenho de Cana-de-Açúcar

|| ||
Olá queridas!!! Hoje vim mostrar para vocês um trabalho de escola que ajudei o meu filho a fazer. Foram 3 semanas ao todo trabalhando nesse projeto. A parte que coube ao filhote foi a pintura e montagem das canas e montagem da maquete em si. Ele também apresentou no colégio e explicou o passo a passo do engenho na época do Brasil Colonial. 

Vou escrever todos os materiais que usei na composição, para que possa ajudar a quem possa interessar nos próximos trabalhos.






Para a moenda usamos palitos de sorvete, papel paraná, papelão molinho, e palitos de churrasco. Na Casa de Purgar, as panelinhas foram feitas com tampinhas de cola colorida.




Para o rio usamos celofane azul dobrado, a parte marrom imitando barro é EVA atoalhado, o verde da grama é papel camurça verde. Esses cavalinhos e vaquinhas são aqueles de festinhas infantis que passei primer e depois pintamos das cores dos animais reais. No original eram vermelho e azul.




O telhado da Casa das Caldeiras, foi feito com pinha, a lenha é palito de dente e o chicote do capataz é sisal. Todas as roupinhas dos personagens foram feitas com massa de biscuit que tingimos na cor que queríamos.
A Casa das Caldeiras e Fornalha foi feita com papel Paraná e a fumaça da chaminé usamos manta acrílica.




A Capela foi feita a partir de uma caixa de chocolate, papelão, papel cartão no telhado e papel laminado dourado para a vidraça. As plantas da decoração usamos plantas artificiais.




A Senzala também foi uma caixa de chocolate em pó que viramos do avesso e o Leandro pintou. No telhado usamos musgo. O tronco do Pelourinho foi o caule grosso de uma planta artificial que desgalhamos. As alfaces foram feitas com massinha de biscuit e a cerquinha com palitos de sorvete cortados ao meio.





A ponte é de plástico de um brinquedo do meu filho.




Todos os humanos são aqueles bonequinhos que usamos para lembrancinhas de aniversário bem baratinhos que encontramos em casas de 1,99. O Leandro pintou os escravos um a um.




Carroça feita de papel paraná, a cana usamos palitos de churrasco com aquela fita de floricultura verde. O cabresto foi reciclagem de um material que veio prendendo um alicate que tinha comprado. Serviu direitinho!!! *--*




Casa Grande foi feita com papel paraná, as escadarias usamos uma caixa de cereal e o telhado foi sugestão da Maria,  M de Maria Ateliê, que indicou papel ondulado branco pintado de vermelho pra acompanhar a decoração do exterior da casa.



Srta. Amália apaixonada pelo escravo da fazenda que está de castigo no tronco (sim, pois, depois de tanto trabalho já começamos a contar histórias com os personagens do Engenho rsrsrrs)



Aqui o pai dela, sujeito bravo e sem coração, mas no final será dobrado e aceitará o romance dos dois \o/



 O canavial foi feito com fita de floricultura, palitos de churrasco, e planta artificial. No chão usamos musgo para parecer a folhagem da cana seca.



Os escravos carregando a carroça para produção do açúcar, garapa, rapadura e todos os quitutes que eram vendidos na fazenda. Toda a maquete foi feita sobre uma lâmina bem grossa de isopor. Todas as peças foram coladas com cola quente e cola branca.

Na apresentação da escola o Leandro levou rapadura cortada em lascas para que os alunos, que quisessem, pudessem experimentar. Sua nota foi 10 pela apresentação, e 10 pelo trabalho.

Esse é o tipo de trabalho que a professora deu para os pais trabalharem com seus filhos, a ideia era essa mesma, uma interação entre nós e apredizagem divertida. Vamos lembrar desse projeto pro restos de nossas vidas e a matéria ,com toda certeza, ficará guardada em nossa memória. Apesar do imenso trabalho foi muito gostoso e gratificante ver o resultado final.

Espero que tenham gostado.


Um grande abraço a todos,



Kaku e Leandro


22 comentários:

  1. BOA NOITE, COLEGA KAKU!
    QUE LINDEZA ESSA MAQUETE. ME FEZ VOLTAR NO TEMPO... ADORAVA E AINDA ADORO LIÇÕES DE CASA. ESTUDAR, É TUDO DE BOM.
    PARABÉNS A VOCÊ E TEU FILHO PELO LINDO TRABALHO EM EQUIPE. FICOU SHOW!!!
    EI, MOÇA!!!
    LANCEI UM CONCURSO CULTURAL, CHEIO DE RECICLAGENS ARTESANAIS SUPIMPAS EM "GAM DOLLS (2)". ELE É EXCLUSIVO PRAS MINHAS SEGUIDORAS E VOCÊ, FAZ PARTE!
    VENHA PARTICIPAR. TÁ FACINHO. NÃO TEM QUE COMPARTILHAR NADA, LEVAR NADA, COPIAR LINK... NADA DISSO!
    TÁ MAMÃO COM AÇÚCAR, UAI!
    FAÇO MUITO GOSTO QUE VOCÊ TAMBÉM PARTICIPE, TÁ?
    TE ESPERO POR LÁ.
    ABRAÇÃO PRA VOCÊ! :)

    ResponderExcluir
  2. Kaku e Leleco... vcs são 1000! 10 é pouco... rs!
    Cada detalhe pensado e feito com muita dedicação e tb com muita criatividade para o reuso de materiais. Tô boba mesmo!! Eu sabia que viria um trabalho lindo, mas superou as minhas expectativas.
    Fiquei impressionada com a perfeição das canas, da carroça, da Casa das Caldeiras, as alfaces... nossa, tudo!!!
    Ri com a história de amor da srta. Amália. O pai não é tão bravo assim, pq duvido que naquela época se permitiria um namoro assim, né! Acho que ele ia preferir a filha morta. Aff... que drama! rs
    Eu nunca, em nenhuma das minhas vidas, conseguiria fazer um trabalho tão excelente assim. Parabéns pra vcs dois!! #orgulho
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  3. Ficou perfeito!!! Os detalhes incríveis!!! Parabéns pra vcs, Leandro e Kaku!
    Bjs e um lindo dia!!

    ResponderExcluir
  4. Menina!! Que perfeição! Me senti dentro de um engenho! Ficou muito bacana!! Criativo, lindo e perfeito! Parabéns pra vocês! Bjs

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Com história e estória. Maravilhoso. Parabenzaço!!!
    Não esperava menos de vc, que jogou seu talento lá no alto e nos enche sempre de expectativas.
    Sôdade.
    Abraços e beijos a todos.

    ResponderExcluir
  6. UAU!!!

    Ficou incrível Kaku!!

    Parabéns para vocês, que equipe!!!

    Beijos,

    Karen

    ResponderExcluir
  7. Oi Kaku, é a Vi, não tinha como ser outra nota, ficou maravilhoso e com riqueza de detalhes.
    Imagino a carinha do Leleco na escola, como ele deve ter se sentido realizado.
    Muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir
  8. Oi Kaku
    cada vez que vejo teu filho no Instagram, eu lembro do meu filho quando era pequeno.
    Era o mesmo companheirismo que você tem com o seu.
    Sinto muitas saudades. Hoje ele tem 32 anos, mas sempre lembramos (eu e ele) das atividades escolares.
    Muito boa essa interação, tenho certeza que seu filho sempre se lembrará dessa mãe querida que você é.
    A maquete ficou linda e bem elaborada. O aproveitamento dos materiais esteve presente com sua criatividade.
    Os bonequinhos pintados estavam uma graça! Tudo muito bonito! Teve ate rapadura! quanta criatividade!
    Kaku, parabéns, pela maquete, pelo amor, pelo filhão . Te admiro tantão!
    bjo
    Zizi

    ResponderExcluir
  9. Ai eu não gostei....






































    Rá, pegadinha da malandra, rsrsrsrsrsrs

    É chover no molhado dizer que vc arrasa, que vc é caprichosa, wiskas sachê, patati patata né ??
    Ficou um escândalo e se a profes não desse 10 com louvor e honra eu ia lá esculachar com ela !!!

    O melhor de tudo ?? A interação com o Leleco. São coisas como essas que ficam para o resto da vida !!!

    Nota 10 prá vocês dois !!!
    10 não, 20, assim vocês dividem, srrsrrsrsrs

    bjusssssssssssssss 1000

    ResponderExcluir
  10. Olá Kaku,

    Ficou uma beleza! Nota 10 com louvor, mais que merecida! E matéria bem aprendida com certeza, concordo que trabalhos assim são lembrados para sempre.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Menina do céu! Que coisa mais rica esta maquete!!! Adorei os detalhes e os pés de cana perfeitos, parabéns!
    Realmente os trabalhos de escola quem acaba fazendo são os pais, aqui em casa tb, hehehehe!
    Beijos
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  12. seu filho humilhou os outros colegas kkkkkkk brincadeira, mas certamente foi o mais perfeito! Parabéns, deu até saudades da escola quando tinha que fazer esses trabalhos, adorava, mas não saia nem a metade disso srrss bjossss

    ResponderExcluir
  13. Alguém fez um trabalho mais bonito que esse? Não acredito.
    Tudo perfeito.

    ResponderExcluir
  14. OI amiga querida, minha flor de cerejeira...rs fazia tempo que não te chamava assim né?
    É ruim que eu não viria aqui prestigiar esse lindo trabalho. Nossa ver no computador é outra coisa, eu estou passada com a quantidade de detalhes e todos muito bem feitos e super criativos, o musgo, a cana, a estória..rsrsrs
    Nossa e aquelas alfaces? parecem de verdade, tudo ficou harmonioso. Queria ser uma abelhinha para ver o Leleco pintando e interagindo com vc. ele é tão amoroso, não vai esquecer nunca mesmo esse trabalho e o melhor sua companhia em todos os momentos.
    Parabéns pra vcs. dois , diz pro Leleco que estou Mega orgulhosa dele e de vc. tb!!!

    bjs mil pra vcs que amodoro!
    Paty

    ResponderExcluir
  15. Kaku é como a Lia disse é chover no molhado mesmo lhe dar elogios embora vc mostre habilidades em tantas coisas diferentes né, e olha o Leandro pintou direitinho, ficou maravilhosa sua maquete, acho que a escola deveria fazer uma exposição com ela, e os professores usarem como aula demonstrativa.

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  16. OI QUERIDA QUERO PARABENIZAR VCS POR ESSE TRABALHO LINDISSIMO.AMEI A IDEIA DA CANA E PRINCIPALMENTE DA MANTA Q FEZ A FUMAÇA. ESTAMOS FAZENDO UMA MAQUETE EU E MINHA FILHA DE9ANOS,DOIS AMBIENTES POLUIDO E LIMPO ESTAMOS A QUASE TRES SEMANAS NOS MINIMOS DETALHES.EU IA COLOCAR NA INDUSTRIA GELO SECO PRA FAZER FUMAÇA MAIS ESTAVA PREOCULPADA POR ELA SER PEQUENA AI VI SUA IDEIA DA MANTA AMEI IREMOS FAZER COM CERTEZA.MAIS ISSO DA TRABALHO NÉ? RSRSRSRS SÃO TANTOS DETALHES ATE COMPREI UMA RODA GIGANTE DE PAPELAO LINDA 50 REAIS NEM ACREDITO Q COMPREI RSRSRS MAIS VALE A PENA TUDO POR ELES MAIS UMA VEZ PARABENS Q SIRVA DE EXEMPLO PARA TODOS AS MAES AJUDAREM SEUS FILHOS NA ESCOLA.BJS TAIS MOREIRA SALVADOR BA

    ResponderExcluir
  17. Adorei me ajudou muito no meu trabalho de historia :D

    ResponderExcluir
  18. adorei ficou linda e me ajudou a fazer minha maquete para uma exposição que havera no casarão de barão gereldo :)

    ResponderExcluir
  19. olá Kaku, eu gostei muito do seu trabalho, tive que fazer uma maquete sobre o eng. da cana de açúcar e tentei copia a sua maquete, pois achei muito linda! obrigada por ter me ajudado. ficou lindo! vou tentar enviar uma foto depois .bjsss

    ResponderExcluir
  20. Eu adorei... ficou muito linda!!
    Agora vai ser a minha vez de ajudar a minha filha...
    Estou tentando fazer uma parecida com a sua... só não sei qual material usar para a roda dágua...
    Vc pode me ajudar??

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...